Mama Acessória
- Denise Akerman
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
Você notou um aumento na região das axilas que faz com que deixe de usar blusa regata?
Saiba que isso pode ser mamas acessórias!
A mama acessória tem origem ainda na fase embrionária, ou seja, quando estamos na barriga da nossa mãe.
O fechamento incompleto do que chamamos de linha láctea é o que causa essa alteração. Podemos encontrar desde a região inguinal (menos comum) até a região axilar (mais comum).
Também chamada de mama supranumerária ou polimastia, é uma alteração benigna e não aumenta o seu risco para o desenvolvimento de câncer de mama.
Como sintoma, ela pode causar um certo incomodo local, alterações estéticas com um volume aumentado na região das axilas, pode ter mamilo presente ou não. Em alguns casos, temos presente apenas o mamilo, que vemos mais na região do sulco inframamário e muitas pacientes têm e nem sabem, pois pensam que é apenas uma pinta.
As mamas acessórias podem aumentar quando a mulher engravida ou está amamentando, devido as alterações hormonais desta fase. Em alguns casos, inclusive, há saída de leite pela mama acessória.
O diagnóstico é clínico associado com exames de imagem como a mamografia e a ultrassonografia de mamas.
O tratamento é exclusivamente cirúrgico, caso esteja incomodando a paciente. Realizamos em centro cirúrgico e com anestesia geral.
É feito um corte na área da mama acessória, onde retiramos a glândula. Dependendo do volume, é necessário a retirada de excesso de pele do local e da colocação de um dreno para evitar a junção de seroma e infecção após a cirurgia.
Ficou com alguma dúvida ou tem uma mama acessória que está lhe incomodando e deseja tratar?
Agende uma consulta comigo, será um prazer te atender! Telefones no site.

Comentarios