Câncer de mama dói?
- Denise Akerman
- 12 de fev.
- 2 min de leitura
Muitas pacientes sentem dores nas mamas e ficam extremamente preocupadas, pensando que há algo de errado e aí vem o medo de ter um câncer de mama.
É uma dúvida muito comum no consultório se o câncer de mama dói.
Então vamos explicar melhor.
Nódulos mamários, benignos ou malignos não são causas de dor nas mamas, isso porque eles não têm inervação.
O que pode ocorrer é um nódulo que esteja já grande causar dor por contato com a pele ou músculo peitoral, porém, nestes casos, a alteração seria visível pelo tamanho, causando abaulamentos ou retrações na pele, vermelhidão ou até assimetrias mamárias.
Nos casos dos nódulos menores, são indolores e muitas vezes apenas vistos nos exames de imagem, por este motivo é muito importante manter seus exames de rotina em dia, fazendo sua mamografia uma vez ao ano a partir dos 40 anos, caso não tenha história de câncer de mama ou ovário em familiares próximos. Caso tenha história familiar importante, procure um médico mastologista para avaliar se seu rastreio terá de se iniciar antes ou de forma diferente das mulheres com risco habitual.
É importante dizer que cistos, que são bolinhas de água, podem crescer repentinamente, se tornarem palpáveis e causar dor na mama. O cisto é uma alteração benigna e nesses casos em que estão grandes e causando dor na paciente, podem ser puncionados para alívio deste desconforto.
Geralmente a dor na mama, também chamada de mastalgia, ocorre devido as alterações hormonais do nosso corpo na glândula mamária e a melhor forma de aliviar o incômodo é sustentar bem as mamas com uso de sutiã ou top de boa sustentação. Maneirar em cafeína e chocolate também pode ajudar a melhorar o desconforto.
Dito tudo isso, geralmente o câncer de mama não dói. Mas, caso você note qualquer alteração em suas mamas, é importante procurar o mastologista de sua confiança o mais rápido possível e nunca se esqueça de manter seus exames de rotina em dia!
O diagnóstico precoce salva vidas!
Dra Denise Akerman
CRMSP 175216 RQE 88687





Comentários